quarta-feira, 29 de junho de 2011

CELIBATO

VATICANO TEVE PREOCUPAÇÃO COM FALTA DE RESPEITO A CELIBATO NO BRASIL

BRASÍLIA, 29 JUN (ANSA) - O Vaticano demonstrou preocupação pela conduta dogmática dos padres brasileiros, especialmente sobre sua suposta indiferença com relação ao celibato, segundo documentos revelados pelo WikiLeaks.
  
Em conversa com o ex-embaixador norte-americano Francis Rooney, o monsenhor Stefano Migliorelli teria relatado a ele, na época em que ocupava a chefia da seção brasileira da Secretaria do Estado do Vaticano, que "o nível de educação dos padres é muito baixo e que muitas vezes eles não aderem aos padrões de disciplina clerical (celibato, ofertas de sacramentos etc)".
  
De acordo com os documentos de 2007 aos quais a agência Pública teve acesso, Migliorelli criticava a "falta de padres em grande parte da América Latina", que seria "muito pior do que nos Estados Unidos", sendo que, de acordo com alguns cálculos, haveria no Brasil dez vezes menos padres per capita do que no outro país.
  
Para o religioso, o Brasil e América Latina em geral deveriam ser consideradas como ¿território de missão¿. ¿Temos que ver isso como uma evangelização ¿ começando do zero¿, afirmou o bispo.
  
Segundo o documento, esse seria o principal motivo da visita do papa Bento XVI ao país naquele ano em ocasião da 5ª Conferência Geral do Episcopal Latino-Americano (CELAM) ocorrido em Aparecida.
  
O relato de Rooney a Washington também atesta que os bispos latino-americanos que se reuniram no encontro eclesiástico estariam preocupados com a "deterioração" da sociedade da região por conta da "onipresença" da violência e de sociedades que "tentam seguir estilos de vida de consumismo e hedonismo com pouca consideração para a justiça social".
  
De acordo com o documento, fontes brasileiras do norte-americano teriam alertado-o que o ativismo de setores da sociedade do país em prol do casamento homossexual poderia chamar a atenção de Bento XVI em sua visita. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário