segunda-feira, 27 de junho de 2011

NOSSA PASTORAL - DIOCESE DE BALSAS - MA

NOSSA PASTORAL

BOLETIM INFORMATIVO DA DIOCESE DE BALSAS-MA

ANO 2011 - Nº. 129 - MÊS: JUNHO


VOZ DO PASTOR
Irmãos e irmãs,

“Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo,
como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus
e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres,
para que todos tenham vida (Jo 10, 10), rumo ao Reino definitivo.”

(Objetivo Geral das Novas Diretrizes da CNBB - 2011-2015)

Introdução
Do dia 4 ao dia 13 de maio aconteceu a 49ª Assembleia Geral da CNBB, que pela primeira vez foi realizada em Aparecida. Dos 450 bispos brasileiros participaram do encontro 336, entre eles 40 eméritos; aliás, convém lembrar que os bispos eméritos do Brasil são hoje 150.
Sobre Aparecida, a nova sede onde serão realizadas as assembleias da CNBB, assim se expressou o então presidente Dom Geraldo Lyrio Rocha: “Acertada foi a decisão de virmos nos reunir aos pés da Padroeira do Brasil. Acolhidos sob seu manto materno experimentaremos o fervor dos romeiros que acorrem ao Santuário Nacional”.

Tema central
As Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil juntamente com as eleições para os diversos serviços da CNBB constituíram o tema central desta assembleia.
Divididos em 18 grupos os bispos estudaram as diretrizes e apresentaram suas propostas e sugestões em vista do aperfeiçoamento do texto. Segundo Dom José Belisário, arcebispo de São Luís e presidente da comissão de elaboração das Diretrizes: “As Diretrizes gerais são uma espécie de plataforma para o trabalho da nova presidência da CNBB. Elas serão fonte de inspiração não só para a Conferência, mas também para as Igrejas Particulares de todo Brasil.”
Somente após a 4ª versão é que o texto foi aprovado; ele é composto de 5 partes: Partir de Jesus Cristo; Marcas de nosso tempo; Urgências na ação evangelizadora;Perspectivas de ação; Indicações de operacionalização.
O 3º Capítulo, as urgências na ação evangelizadora, é um dos mais densos e aborda questões importantes como:
a- Igreja em permanente estado de missão; b- Igreja: casa da iniciação à vida cristã; c- Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; d- Igreja: comunidade de comunidades; e- Igreja a serviço da vida plena para todos.
Até o final do mês de junho o texto das novas diretrizes estará à disposição em nossas paróquias e livrarias e num momento oportuno deveremos nos reunir para estudá-las e aplicá-las em nossa realidade diocesana, isto, porém só será possível depois da realização da 16ª assembleia do nosso regional Nordeste 5, que acontecerá em Caxias, de 11 a 15 de julho próximo.

Eleições
Nos últimos dias da Assembleia além da presidência da CNBB foram eleitos também os presidentes de cada uma das 12 comissões episcopais, dado que além das 10 comissões já existentes foram criadas mais 2, a saber: a 1ª para a comunicação e a 2ª para a juventude. 
Como presidente da conferência dos bispos foi eleito Dom Raymundo Damasceno, cardeal arcebispo de Aparecida, como vice-presidente Dom José Belisário, arcebispo de São Luís e como secretário Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Prelado de São Félix do Araguaia.
Assim como as diretrizes aprovadas nesta ocasião orientarão os rumos da Igreja católica de 2011 a 2015, também estes três irmãos estarão a serviço da CNBB e da Igreja no Brasil de 2011 a 2015.
Para este mesmo período de trabalho cada regional elegeu seus três representantes; nós das 12 dioceses do Maranhão e que formamos o NE 5 - Nordeste 5,  elegemos como presidente, Dom Gilberto Pastana - Bispo de Imperatriz; como vice presidente Dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e como secretário Dom Armando Gutierrez, bispo de Bacabal.
A todos estes irmãos, mas principalmente a Dom José Belisário, nosso companheiro de caminhada no Maranhão, que conduziu com maestria a elaboração e aprovação das novas diretrizes e foi eleito vice-presidente da CNBB, as nossas congratulações e os votos de que junto aos demais companheiros, possa concretizare com muita coragem e lucidez os rumos da nossa Igreja, nestes próximos anos.
Termino desejando que todos (as) possam, o mais cedo possível, beber desta fonte que são as novas diretrizes e assim incrementar toda ação evangelizadora das comunidades e paróquias a partir destas decisões e prioridades. A todos (as) meu abraço e minha bênção.

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris - Bispo Diocesano
A Bíblia: palavra de Deus
J. B. Libanio
            A Bíblia do Antigo Testamento nasceu dentro de um povo, no interior de comunidades, que viveram profunda experiência humana, iluminada pela presença de Deus. Elas percebiam que algo maior lhes acontecia do que o simples desenrolar de eventos históricos, diários. Abraão, Moisés, Isaías, Jeremias, Ezequiel e tantos outros não eram pessoas comuns. Captavam algo sublime, profundo que revelava a face do próprio Deus. Sentiram movimento interno que as impulsionava para além da banalidade diária e as levava a escrever aquelas percepções para a comunidade. Assim o fizeram. 
O povo, por sua vez, ao ler os textos se encontrava e reconhecia neles experiências profundas que até então não sabia dar nome nem formular. Embevecia-se com aqueles escritos que lhe revelavam um ser maravilhoso que tomou a iniciativa livre e gratuita de comunicar-se com ele. Pensava que estava em mera aventura de libertação política para fundar alhures a própria nacionalidade e então percebe desígnio maior. E dele vive, se alimenta. E quando se afasta dele, volta arrependido, vendo nos reveses apelos para retomar o caminho. Para rezar, para ensinar aos filhos a sabedoria, para interpretar a própria história e vida, para vislumbrar futuro terreno e para além da morte o povo foi deparando com escritos maravilhosos. Enfaixou-os num único livro e chamou-o de Bíblia, o livro por excelência, palavra reveladora de Deus.
A aliança de Javé com Israel não fechou o projeto de Deus. Visava a toda humanidade. Já lá nos inícios deixou sinais de tal desígnio. Tudo o que aconteceu com Israel serviu e serve para alimentar outros povos.  Mas eis que Deus dá gigantesco salto de amor. Amplia a sua aliança para toda a humanidade. Já estava implícita no gesto criador e na própria escolha de Israel, como pedagogia para revelar-se a todos os povos. Envia seu Filho Jesus que assume a condição humana. Ele leva a revelação à plenitude de maneira insuperável e irreversível. A história de Jesus chega-nos por meio dos escritos das primeiras comunidades cristãs. Temos aí o Novo Testamento, a palavra de Deus por excelência, já que ela nos relata a vida, os sermões, os feitos de Jesus.
            A Palavra de Deus foi dita ontem, não simplesmente para aquele tempo, mas para todos os tempos e gerações humanas. Toca-nos vivê-la hoje. Não o fazemos na singularidade de nosso quarto e sim em comunidade, na Igreja. A tradição de 2000 anos vem interpretando-a para cada momento. Nela encontramos alimento para a inteligência e calor para o coração. Filhos do Novo Testamento, entendemos todo o conjunto da Escritura a partir da pessoa de Jesus. Ele significa para nós a sua magna chave interpretativa. Assim como os evangelistas colheram com liberdade passagens do Antigo Testamento assim também com igual liberdade aproximamo-nos dos relatos de Jesus para entender-lhe o mistério e segui-lo ao longo de nossa vida.

Questionamentos:
· O que o texto reforçou em mim a respeito da Palavra de Deus?
· Como posso ajudar minha paróquia/comunidade vivenciar melhor a Palavra de Deus?
· Que luzes o texto nos traz para vivermos melhor o ano da palavra?

Migração e Mudanças Climáticas

Referenciando o tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2011 sobre A vida no Planeta e o lema: “A criação geme em dores de parto”, que incide sobre a situação de nosso Planeta, no que se refere às mudanças climáticas, motivo de preocupação, indignação e atenção que se baseiam a partir de constatações desagradáveis, pela intensidade dos fenômenos que vêm acontecendo assustadoramente na natureza, ultimamente: terremoto no Haiti e no Japão, o desastre com os deslizamentos provocado, pelas chuvas no Rio de Janeiro e outros estados brasileiros, os tornados nos Estados Unidos, entre outros.
Essas constatações nos trazem preocupações que podemos levantar diversas interrogações e apontam para atitudes práticas a serem assumidas de maneira consciente e organizadas, porque esses desequilíbrios vão se agravar e comprometer de maneira assustadora a vida em nosso planeta.
Vemos ai o aquecimento global, as mudanças climáticas, degradação da natureza gerada pela ambição do poder, do lucro, destruindo vidas que dependem de uma “terra sem males” para viver. Ressaltamos aqui, a rapidez da contaminação das terras e dos rios com agrotóxicos, causando mortalidade assustadora de peixes, de outros seres vivos e de vidas humanas, tendo em vista a limitada quantidade de água doce, indispensável para todo o sistema vital.
Neste contexto, faz-se necessário e urgente haver um consenso de formação da consciência para reverter essa situação e as pessoas se darem conta que a preservação da Natureza é uma preocupação e deve ser assumida por todos. Nossas atitudes precisam estar de acordo com a dinâmica da vida no planeta.
O Serviço Pastoral dos Migrantes preocupado com esta realidade celebra de 12 a 19 de junho, a 26ª Semana do Migrante e traz a discussão e reflexão do tema “Migração e Mudanças Climáticas: o que temos a ver com isso?”
O despertar da consciência ecológica está nos levando a perceber a validade e a sabedoria da primeira recomendação feita à humanidade, de acordo com a linguagem figurativa da Bíblia. Segundo ela, Deus confiou a criação à humanidade, para que a cuidasse e cultivasse. “Sejam como forem as condições do planeta, cuidaremos dele e saberemos sintonizar nossas atitudes com a dinâmica de vida que rege sua natureza”.

Ir. Maria de Ramos Guimarães
AGRADECER
A gratidão não se expressa apenas quando se recebe ajuda,
mas quando se ajuda a transformar a realidade em bem estar”.

Agradecer é reconhecer apoio, demonstrar o seu apreço por ele e, especialmente, quando as pessoas não têm obrigação alguma de lhe ajudar. Deixar claro que você sabe dar valor e considerar o que representa a pessoa ou pessoas que fazem isso por você. Todos os gestos que as pessoas realizam por você fazem total diferença no seu dia e no acúmulo desses ao longo de sua vida, porque significa a transformação que pode mudar o seu caminho significativamente.
Na minha caminhada e experiência de vida percebo que tenho muito a agradecer a Deus: por ter me dado muitas graças e alegrias de viver e ser como sou; e, às pessoas com as quais encontro e convivo, porque me dão mais certeza da presença constante de Deus que me interpela constantemente.
Nos anos de 1970 migrei do Maranhão, com minha família, para Gurupi- TO, quando ainda pertencia ao estado de Goiás. Depois de muitos anos, voltei para fazer missão em minha terra, que quando criança e na minha juventude, vivi bonitas experiências de vida cristã junto aos meus familiares na comunidade São Raimundo das Mangabeiras, onde experimentei da rica missão e espiritualidade dos padres combonianos, por quem tenho muito apreço.
Após vários anos voltei para a missão no Maranhão como Religiosa Consagrada Scalabriniana, onde trabalhei quatro anos na Diocese de Balsas. Foi um tempo rico de experiências e convívio com as pessoas, de conhecimento de minha cultura onde aprendi o jeito de ser maranhense numa Igreja viva, acolhedora, libertadora e missionária, que faz a gente ser mais humana e comprometida com a causa do Reino.
Agradeço de coração a Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, esse pastor zeloso, comprometido, compreensivo e atento aos sinais da graça de Deus. Ao Pe. Nadir, homem de Deus, paciente e amigo; Pe. Jorge Birk, Pe. José Alberto e a todos os sacerdotes desta diocese pelo apoio e compreensão. Agradeço à Amélia Amaral e a todo pessoal que trabalha no Secretariado Diocesano de Pastoral; ao coordenador das Pastorais Sociais, Sr. Antônio Criolo e à sua família, pelo testemunho marcante de cristão comprometido; e a cada agente de pastoral e coordenadores das comunidades desta diocese de quem carrego boas lembranças. Aos amigos da Pastoral do Migrante e Leigos Scalabrinianos que compartilham do carisma conosco em prol dos migrantes.
Agradeço aos religiosos e religiosas do Núcleo da CRB pelo apoio e companheirismo; às Irmãs da minha família religiosa, em especial à Ir. Inez, com quem convivi quatro anos de intenso trabalho e vida de oração marcantes. Que o Senhor os cumule com suas bênçãos e graças.

Muito obrigada!
           Ir. Maria de Ramos Guimarães, mscs

Encontro da CRB - Núcleo de Balsas-MA

O encontro da CRB-Núcleo de Balsas teve início à noite do dia 06 de maio com a acolhida e organização dos horários. No dia 07, com a dinâmica: AMOR E VIDA, aconteceu a apresentação das (dos) participantes, bem como a acolhida das novas irmãs que chegaram à Diocese de Balsas e os agradecimentos a quem partiu ou partirá para a missão em outra localidade.
Tendo como fundamentação bíblica o texto de João 4,1-42 e a simbologia da fonte, a parte da manhã foi dedicada a oração e a partilha a fim de que se aprofundasse a contemplação de Jesus, FONTE DE ÁGUA VIVA.
À tarde foi retomado o estudo feito nas comunidades sobre o texto da Convergência de abril 2011: Sonhos e Desafios da Vida Consagrada hoje. Foi projetado um resumo do texto, e trabalhado em grupo os aspectos mais significativos e partilhados em plenária os desafios para a vivência como Núcleo.
Das sugestões vindas dos grupos, optou-se por linha de trabalho, como o Carisma Congregacional está sendo inserindo na Diocese; como está inculturando-se; como o povo identifica a vida religiosa na Diocese.
As atividades do dia foram encerradas com o bingo da partilha e a participação na festa das mães do Colégio S. Pio X; convite gentilmente feito pelos nossos irmãos maristas.
O dia 08 foi reservado para a organização do Núcleo, com os seguintes encaminhamentos e decisões:
A data do próximo encontro ficou mantida para os dias 23 à tarde a 25 ao meio dia, do mês de setembro de 2011, em Riachão-MA. Tema: Inculturação do carisma Congregacional na realidade da Diocese de Balsas.
Ir. Nair Dametto, das Irmãs Scalabrinianas, integrou a Equipe de Coordenação do Núcleo, devido a transferência de Ir. Maria de Ramos.
► Para participar da Assembleia da CRB Regional, dispuseram-se as irmãs: Luísa, Anésia e Nair. O Núcleo contribuirá financeiramente pagando a taxa de participação.
► Foi sugerido um encontro de partilha entre religiosas, religiosos e padres diocesanos, durante a Assembleia Diocesana. A sugestão será levada ao bispo, D. Enemésio pela coordenação.
► A taxa para o núcleo ficou no valor de 80,00 reais por comunidade.
► Retiros: CRB - Centro de Anajás - Estrada Bom Jesus
Imperatriz: 25 a 29 de Julho de 2011.
Contato: Ir. Celita: 99 3592 2741.
           CRB - Oásis - São Luís-MA 04 a 10/12/2011.
Na releitura feita verificou-se que o encontro foi uma oportunidade de convivência tranquila, animada, celebrativa, familiar; foi momento forte de oração com o ícone da samaritana; e que o tema estudado nas comunidades facilitou o aprofundamento e a partilha. A coordenação, pela versatilidade utilizada durante o encontro contribui para o bom êxito do encontro. A comunicação ficou como ponto a melhorar, pois algumas comunidades não receberam a carta de encaminhamento do encontro.
Com a celebração eucarística presidida pelo Pe. José Alberto e com o almoço festivo, encerrou-se o encontro do Núcleo.

Ir. Joana Alexandre Arruda - P/ CRB - diocesana
Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5

A Pastoral da Comunicação - PASCOM do Maranhão realizou mais um Curso de Formação para seus agentes no Centro Diocesano de Pastoral, na Diocese de Grajaú, cidade de Barra do Corda, de 20 a 22 de maio deste. O curso teve como tema: Rádio Jornalismo e foi assessorado por Ed Wilson Ferreira Araújo, professor do Curso de Comunicação Social da UFMA - Universidade Federal do Maranhão. Teve como objetivo qualificar os agentes da PASCOM, afim de que o trabalho da evangelização e transformação social atenda, a contento, as demandas sociais. O curso levou em conta a formação Cristã, teórica e técnica dos comunicadores, poisfoi uma das prioridades assumidas na última assembleia do Regional em 2009, na Diocese de Viana, cidade de Santa Inês.
No curso estiveram presentes 5 dioceses: Bacabal, Balsas, Brejo, Coroatá e Grajaú, contando com a participação de 29 comunicadores. O evento teve início na noite do dia 20, com a acolhida dos participantes que chegavam das diversas dioceses; na manhã do dia seguinte, sábado 21, foi realizada uma dinâmica de abertura, onde foi construída uma teia de aranha com um barbante. Ali foi observado o grau de comunicação contido em cada participante e a importância do trabalho em equipe, mostrando a cada um e a cada uma que nossas necessidades podem ser supridas desde que não fiquemos parados no tempo esperando a solução chegar, até porque estamos todos linkados um ao outro através das ondas das rádios, On-line ou não, e dos diversos meios de comunicação que nos são disponíveis.
Ed. Wilson iniciou o curso com o gênero jornalístico, que é o instrumento que dispõe o rádio para atualizar seu público por meio da divulgação do acompanhamento e da análise dos fatos.
- o gênero jornalístico apresenta-se, no rádio, por meio de diversos formatos, tais como:
NOTA, NOTÍCIA, BOLETIM, REPORTAGEM, ENTREVISTA, COMENTÁRIO, EDITORIAL, CRÔNICA E RADIOJORNAL.
Foi trabalhado cada gênero jornalístico de acordo com necessidade do grupo.  Os participantes foram divididos em 4 oficinas de gêneros:
1 - SONOPLASTIA: pesquisa e seleciona trilhas, efeitos sonoros, músicas e efeitos, além de produzir as vinhetas do programa.
2 - PRODUÇÃO E EDIÇÃO: coordena todo o trabalho das outras equipes, cobra tarefas, reúne o material escrito e encaminha para a gravação;
3 e 4 - REDAÇÃO e REPORTAGEM: escreve todo o conteúdo do programa, a partir do material colhido pelos repórteres; pesquisa documentos e fontes, seleciona entrevistados e faz as entrevistas, escreve as matérias e passa para a equipe de redação fazer os ajustes finais.
Ao final do curso foi produzido um programa Rádiojornalísticono qual houve a participação de todas as equipes e mais uma vez foi ressaltado a importância do trabalho em equipe para que se possa levar aos ouvintes uma programação de qualidade.

Eanes Silva
Coordenadora da Pascom NE5

Dom Franco é homenageado com o livro intitulado
“De braços abertos”

A Diocese de Balsas realizou na última terça feira 31 de maio, o lançamento de um livro com o título “De braços abertos”, em homenagem a Dom Franco Masserdotti, tendo em vista que dia 17 de setembro deste ano faz5 anos de seu falecimento. O livro apresenta a vida de Dom Franco no seu ministério como Pastor na nossa Igreja de Balsas. O mesmo foi escrito por um missionário comboniano, para popularizar a memória de Dom Franco Masserdotti, entre amigos e o público italiano. O autor preferiu conservar-se o anonimato usando o pseudônimo ‘Pedro Terena Macuxi’. A Comunidade comboniana de Brescia, terra natal e sempre amada por Dom Franco, coloca à disposição, sem reservas de direitos de propriedade, esta pequena obra, multiplicando a generosidade de Dom Franco.
A edição em português, mesmo procurando ser fiel ao original e ao pensamento do autor, foi adaptada ao público brasileiro pela linguagem e pela contextualização.
Quem conheceu Dom Franco não precisa de motivações para admirar e conservar na memória a riqueza de sua alma e de sua paixão pastoral pela vida.
Quem conheceu de longe ou apenas ouviu falar nele, encontrará nesta pequena biografia, algumas preciosas informações para se aproximar da personalidade rica e envolvente de Dom Franco. O livro tem como prefácio a palavra de Dom Pedro Casaldáliga que introduz a vida de Dom Franco com uma grande exatidão.
Dom Sebastião Bandeira, filho da Diocese de Balsas, que teve a graça de ser ordenado Bispo por Dom Franco, diz que: “Dom Franco foi um dos bispos que marcou a história do Brasil, por sua capacidade de viver o respeito pela pessoa do outro, pela sua profunda experiência de Deus libertador, o Deus misericordioso que abraça a todos e a todas e pela sua profunda paixão pelos mais empobrecidos, entre os quais os povos indígenas, a quem dedicou grande parte da sua vida”. Dom Sebastiãoacrescenta ainda que vale a pena adquirir o livro, pois apresenta um sinal profético de Deus para seu povo e mostra a história de um Bispo apaixonado por Deus, pelo povo e pela Igreja de Balsas”.
Eanes Silva

Cáritas Diocesana de Balsas é a sétima entidade-membro da Rede Cáritas institucionalizada no Maranhão.

No dia 06 de junho do corrente ano aconteceu no CentroDiocesano de Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe, a Assembleia de Institucionalização da Cáritas Diocesana de Balsas, com a presença de Dom Enemésio Ângelo, Bispo diocesano, da assessora da Cáritas do Regional do Maranhão -Aurilene Machado e representantes das Paróquias da diocese. Além de Balsas, fizeram-se presentes representantes de Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Pastos Bons, Feira Nova e São Raimundo das Mangabeiras, municípios circunvizinhos.

Um breve resgate histórico, desde 1965, foi apresentado, sendo lembradas, em seguida, a retomada da missão, e princípios e diretrizes da Cáritas no Brasil. Encaminhou-se depois a leitura e aprovação do estatuto pelos cerca de 30 presentes à reunião.

A nova coordenação da Cáritas Diocesana foi formada por membros engajados nas Pastorais Sociais, ficando assim constituída:
Ø Presidente- José Filho e Vice- Josefa
Ø Tesoureiro -Pe Sávio e Vice- Ir. Izabel
Ø Secretária - Ir. Edilene e Valdelice
Ø Com seu Conselho Fiscal.

Ir. Edilene Pereira da Silva, mscs


Cuidando do Cuidador

“Levante-se e desça até a casa do oleiro;
aí eu comunicarei minha palavra a você”.
(Jr.18, 2)

A Pastoral da Saúde diocesana convida os padres, religiosos e religiosas, animadores de comunidade, e membros das equipes paroquiais para participar deste encontro de formação pessoal, comunitário. O que será este encontro? Faremos o que?  Serve para que? Este encontro é específico para você.
Cuidando do cuidadoré uma experiência de 15 anos do Projeto Quatro Varas, que trabalha no resgate da autoestima, com o reforço do autoconhecimento, numa perspectiva preventiva. A equipe trabalha numa dimensão multidisciplinar da qual já participaram educadores, psicólogos, psiquiatras e, numa perspectiva transcultural, terapeutas populares de várias etnias e culturas. Criamos, portanto, um modelo simples rompendo com a cultura do “salvador da pátria”, que gera dependência e assistencialismo.
A metodologia baseia-se em conceitos simples permitindo a todas as pessoas desenvolverem ações preventivas, reforçando a saúde.
O maior obstáculo aos trabalhadores comunitários e institucionais é a baixa autoestima das pessoas. A internalização da miséria e dos estereótipos veiculados pela sociedade funciona como forte empecilho a todo trabalho de integração e desenvolvimento individual e social.
           A autoestima é a chave que nos possibilita sair dessas situações, aparentemente sem solução. Ela é a chave de nossa felicidade. Ela encoraja ou desencoraja nossos pensamentos e sentimentos.                                                                                                                                                                                                    
            Tenha o prezar de tirar tempo para você se trabalhar, cuidar de si. A Pastoral da saúde tem a honra e o prazer de convidar a você que, quer se libertar de tantas situações que lhe impede de viver uma vida bela, sadia e feliz.
Ø Assessora: Ir. Marie Enriqueta Cavalcante, de Belém-PA
Ø Dias: 29/06/10, iniciando com o almoço e encerrando dia 08/07/11, também com o almoço.
Ø Local: Centro de Formação N.ª S.ª de Guadalupe.
Obs: Trazer roupas de banho, de cama ou rede, material de uso de higiene pessoal. Roupas leves: (não calça jeans), calças soltas ou bermudas. Muita boa vontade de trabalhar.
Ø Taxa de inscrição: R$ 80,00 (cobre: estadia, alimentação, taxa do centro e honorários profissionais).

Desde já agradecemos a sua presença e participação.

Ir. Inez Franceschet
Coordenadora Diocesana da Pastoral Saúde
Aniversariantes de JUNHO

DATA
NOME
DATA
NOME
 01
Creomilton (Feira Nova - Riachão)
17
Ir. Ana Maria - Providência de Gap
 10
Lúcio do Espírito Santo - Diácono
20
Wilson (Rádio Boa Notícia - Balsas)
 11
Ir. Cleide de Fátima
25
Ir. Consolação Rocha (Mangabeiras)
 11
Pe. Carlos Bascaran (São Luís)
27
Pe. Sebastião Leite
 13
Pe. Luigi Coddiani (Itália)
30
D. Pureza

Aniversariantes de JULHO

DATA
NOME
DATA
NOME
   07
Pe. Gianfranco Poddighe (Sambaíba)
21
Pe. João Filho Gomes (São Luís)
   09               09
Ir. Nilsi Claudete (Fort. dos Nogueiras)
23
Pe. Vitor Asselin (São Luís)
   09
Ir. Mª Isabel de Oliveira (F. Nova)
24
Fernando Pereira (Loreto)
   10
Elza Azevedo - R. B. Notícia (Balsas)
25
Pe. Francisco (Fort. dos Nogueiras)
   15
Lucas Pereira - Seminarista (Balsas)
29
Ir. Eliete P. de Oliveira (F. Nova)
15
Marcos Johnny - Seminarista (Balsas)
Parabéns a todas e todos... Feliz Aniversário!


JUNHO

DATA
ATIVIDADES
LOCAL
13 a 19
Semana do Migrante
-
18
Tenda do Encontro na Fazenda da Esperança
Balsas
18 e 19
EFRAM - Curso de Ministérios - Eclesiologia I
C. Guadalupe - Balsas
18 e 19
EFRAM - Ética e Cidadania - Metodol: um jeito de Ser/Agir
C.F.Campus - P.Bons
23
CORPUS CHRISTI - Adoração Vocacional - SAV
Paróquias
25 e 26
EFRAM - Ética e Cidadania - Metodol: um jeito de Ser/Agir
C. Guadalupe - Balsas
28 (8:00)
Conselho Administrativo
Balsas - Casa bispo

JULHO

DATA
ATIVIDADES
LOCAL
01 a 03
Conselho Regional dos Diáconos NE 5
C. Guadalupe - Balsas
02
6º Encontro de preparação da Romaria da Terra 2011
Pequiá - Açailândia
02 e 03
ODJ Coordenação Ampliada da PJ
Balsas
09 8h a 10md
Sem. sobre a vida no Planeta (Terra, Produção e Água)
C. Guadalupe - Balsas
11m a 15md
XVI Assembleia Regional de Pastoral
Caxias
19m a 22md
Curso Bíblico Diocesano - Pe. Shige
C. Guadalupe - Balsas
23 e 24
Enc. com equipes paroquiais de liturgia
C. Guadalupe - Balsas
25 a 29
Retiros: CRB
Imperatriz
29md a 31md
Cuidando do Cuidador para Agentes Pastorais
C. Guadalupe - Balsas

Nenhum comentário:

Postar um comentário