domingo, 12 de junho de 2011

A Pastoral da Juventude fazendo história na DIOCESE DE BALSAS



A Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Balsas realizou entre os dias 12 a 14 de dezembro sua Assembléia Diocesana no Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe em Balsas.
Com o tema: A Luz do Documento de Aparecida e o Doc. 85 da CNBB, assessorado pelo Pe. Cristóvão Primo, além de ser feito uma avaliação da gestão 2007-2008.
Promovida a cada dois anos, a reunião foi o momento em que a PJ através dos 60 jovens presentes, de dez Paróquias da Diocese de Balsas, que relembraram e avaliaram as principais ações da Pastoral, como: Escola de Formação da PJ, Dia Nacional da Juventude – DNJ, as Campanhas da Fraternidade, Grito dos Excluídos, Semana Vocacional e Missionária, Projeto Missão Jovem e Ação Jovem, além do surgimento de novos grupos de jovens e coordenações, dentre outros.
O encerramento se deu com a eleição da nova Coordenação Diocesana: Roseane Martins (Coordenadora), Antônio José (Vice), como assessores: Pe. José Alberto, Pe. Roberto Peres, Rodrigo Costa, Domingos e Luciana, e como secretária, Luana Cirqueira, e vice, Gleison e ainda na equipe financeira: Patrícia, Deise e Gabriela, que juntos terão uma nova caminhada, conduzir a Pastoral da Juventude para o próximo biênio 2009-2010. Na ocasião também esteve presente o Bispo da Diocese, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, que abençoou a nova coordenação.
Assim a PJ através de seus jovens continuam sua missão, que são os jovens evangelizando os próprios jovens, enfatizando que: “pregue o evangelho sempre, e quando necessário use as palavras”.



A Pastoral da Juventude (PJ) do Maranhão, regional nordeste 5, realizou mais uma atividade, o III Encontro Estadual de Bases da Pastoral da Juventude do Maranhão, Entre os dias 18 a 20 de julho em Imperatriz.
Com o tema: “Evangelização da Juventude”, como lema: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho” (Mc 16,15) e foi refletido à luz do Documento 85 da CNBB: “Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais” e de várias oficinas temáticas.
O III Encontro Estadual foi um momento de a PJ animar a caminhada de seus grupos de jovens espalhados pelo Maranhão e que reuniu cerca de 700 jovens de dez das dozes dioceses do Regional, além de convidados de outros estados, dentre estes a Secretária Nacional da PJ, Hildete Emanuele, a Assessora Nacional, Raquel Pulita, e os membros da Coordenação do Regional da PJ-CRPJ.
A Diocese de Balsas participou efetivamente, com uma representatividade de 23 jovens de oito Paróquias, Paróquia se Santo Antônio de Balsas, Potosí, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Pastos Bons, Nova Iorque, Benedito Leite, Loreto e mais a comunidade de Feira Nova, evidenciando cada vez mais seu compromisso e atuação.
Além das discussões também houve uma noite cultural com animação principal da banda Flor de Mandacaru, de Imperatriz. Na manhã do domingo, foi realizado uma Missão Jovem pelas comunidades da Paróquia Cristo Salvador finalizando com uma santa missa de envio dos participantes, celebrada por Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo de Imperatriz.
Mais uma vez a Pastoral da Juventude mostra que o fortalecimento de sua organização está nos grupos de jovens que são verdadeiramente a sua base de sustentação e que sem dúvida são os principais protagonistas de sua história.





A Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Balsas realizou mais uma atividade do plano de ação 2007-2008, a ultima etapa da Escola de Formação para Líderes Jovens da PJ no pólo de Balsas. Entre os dias 27 a 29 de junho no Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe em Balsas-MA. O evento contou com a participação de 6 Paróquias, Paróquia se Santo Antônio de Balsas, Potosí, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras e Alto Parnaíba e mais a comunidade de Feira Nova.
Com cerca de 50 jovens participantes, com o objetivo de formá-los para que atuem nas suas paróquias e comunidades sendo lideranças dos seus grupos de jovens e outros espaços que ocupam. Com o tema central, Espiritualidade e formação, e nesse contexto foram trabalhados diversos temas como: Relações Humanas, Jovem e Cidadania, Bíblia, liturgia, lideranças, vivência da espiritualidade, dentre outros. Contou também com a assessoria do Pe. Roberto Peres, Pe. Antônio Guglielmi, dos jovens das paróquias participantes. Na noite cultural todas as paróquias mostraram seus talentos com espírito de muita alegria e fraternidade. Ainda esteve presente a coordenadora da PJ diocesana, Roseane Alves, o vice-coordenador, Maxwell G. de Moraes que aproveitou o encontro para se despedir da PJ, para poder continuar seus estudos na UFT em Palmas, a secretária diocesana, Patrícia, o assessor da PJ diocesana Pe. José Alberto e o Bispo da Diocese de Balsas, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris que proferiu uma mensagem especial aos jovens.
Assim pode-se dizer que o melhor líder não é aquele que já nasce pronto, mas aquele que aprende a ser um líder junto com o seu grupo, pois ser um líder não significa falhar ou não chorar, mas sim criar caminhos, refazê-los quando necessário, reconhecer erros e aprender a liderar em parceria.
A Pastoral da Juventude (PJ) do Maranhão, regional nordeste 5, realiza sua primeira atividade do plano trienal 2008 – 2010, o Curso de Formação para Cidadania que integra o Projeto Fé e Política. Entre os dias 18 a 20 de abril em Santa Inês, na diocese de Viana.
O evento contou com a presença de 7 dioceses, diocese de Balsas, Imperatriz, Bacabal, Caxias, Coroatá,Viana e a arquidiocese de São Luís. No total de 25 militantes com o objetivo de conscientizá-los para uma participação ativa e efetiva nos espaços que ocupam e irão atuar como jovens multiplicadores.
Foram trabalhados temas sobre Políticas Públicas de Juventude, Lei 9840, direito á segurança, educação e cidadania, dentre os assessores, faziam presente, Ivan Nilo bacharelando em Direito, Alberto Clézio, historiador, Pedagogo-especialista em educação especial e o secretário do regional Glauber Leonardo pós-graduando em Adolescência e Juventude.
A diocese de Balsas participou assiduamente com Maxwell G. de Moraes, representando a coordenação da PJ de Balsas, Francisco Cardoso da paróquia de Riachão e Antônio Carlos da paróquia de Paraibano, dentre outros participantes, destaca-se o secretário regional da PJ do Maranhão, Glauber, o representante do regional na coordenação nacional, Cláudio Johnson e o assessor da PJ do regional, Pe. Cristóvão Primo e os membros da coordenação regional – CR.
O encerramento se deu com uma linda missa celebrada pelo Pe. Cristóvão, na oportunidade foi anunciado pela CR, o próximo evento do regional, III Encontro Estadual de Bases da PJ, que acontecerá entre os dias 18 a 20 de julho na diocese de Imperatriz.
Afinal a PJ quer chegar a uma pastoral ativa que anuncie o Reino de Deus e denuncie as injustiças, tomando como base o Evangelho e a Doutrina Social da igreja e só chegaremos nesse ideal se todos nós lutarmos pelas políticas de bem comum por que “somos todos anjos de apenas uma asa, só precisamos nos abraçar para alcançar vôo”.

Cerca de 120 militantes da Pastoral da Juventude (PJ) de todo o país participaram de 03 a 06 de janeiro no colégio Marista em Palmas-to, da Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude que debateu, entre outras coisas, a elaboração de um plano estratégico que oriente a caminhada da PJ nas dioceses e regionais nos próximos cinco anos. Promovida a cada três anos, a Ampliada Nacional, como é chamada a reunião, é um espaço que a Pastoral da Juventude Nacional usa para colocar em pauta todas as grandes discussões que lhe dizem respeito. Participam da Ampliada os jovens delegados pela Pastoral da Juventude dos 17 regionais da CNBB.
O Maranhão contou com a participação de 7 representantes, entre estes o secretário regional da pastoral da juventude do nordeste 5, Glauber Leonardo, o representante do coordenação nacional Cláudio Johnson, o representante da coordenação diocesana da PJ de Balsas, Maxwell G. de Moraes, e o assessor da coordenação regional, Pe. Cristóvão.
Na ocasião a até então secretária nacional da PJ, Elen Linth deixou o cargo, sendo eleita para missão, a nova secretária, a jovem Hildete Emanuele do regional nordeste 3 da Bahia que vai ter um grande desafio na sua caminhada, conduzir a PJ do Brasil para os próximos 3 anos. Os Pjteiros de todo Brasil, acreditando sempre num novo céu e numa nova terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário